sábado, 21 de julho de 2007

Macarronada de frango

Oi,

Resgatei uma receita bem antiga passada por um amigo. Isso tem um tempo tão grande que nem vou mencionar :-) Fez sucesso nos almoços de finais de semana na praia.

Vamos lá. Macarronada de frango!

Ingredientes para 6 pessoas:
1 frango
2 batatas descascadas cortadas em pedaços
2 cenouras descascadas cortadas em pedaços
1 pimentão picado
1 cebola picado
4 dentes de alho picados
sal
pimenta
folha de louro
água
1 cx de creme de leite
1 pacote de macarrão talharim
8 bananas tipo prata
Queijo parmesão ralado
Cebolinha picada

Modo:
Pré-aqueça o forno na temperatura média.
Corte o frango em pedaços e cozinhe-o com as batatas, as cenouras, a cebola, o alho, as folhas de louro e o pimentão. Cubra o frango com água e tempere com sal e pimenta sempre provando. Ferva os vegetais e o frango até que esteja bem cozido e o caldo com uma boa consistência. Reserve para esfriar.
Numa outra panela cozinhe a massa al dente e reserve. Descasque e corte as bananas na transversal (pela altura) em fatias finas. Numa frigideira anti-aderente frite as bananas até caramelizar e reserve.
Desosse o frango separando a carne desfiada e o caldo com os vegetais. Bata no liquidificador o caldo com os vegetais, o creme de leite e a salsinha. Reserve o molho.
Num refratário grande, monte a macarronada alternando camadas do molho, macarrão, frango e banana. Cubra com o queijo ralado e leve ao forno por 50min-1h.

Abraços

terça-feira, 17 de julho de 2007

Peito de frango recheado de pesto, embrulhado em presunto parma

Oi,

Já tinha feito essa receita. Apesar do título não é trabalhosa. Está classificada como nível fácil. O resultado é elegante e muito saboroso.

O molho pesto vai bem com qualquer massa. Experimente! A cor é sensacional e o sabor supreendente.

Peito de frango recheado de pesto, embrulhado em presunto parma

Ingredientes:

Pesto
1 punhado de manjericão fresco
1 xic de castanhas
1 xic de queijo parmesão
sal e pimenta a gosto
1 xic de azeite


O Frango
4 filés de peito de frango
8 fatias de presunto parma (pela hora da morte!)

Modo:
Pesto
Faça um purê do manjericão, a castanha, o queijo e o azeite num processador ou liquidificador
Tempere com sal, sempre provando.

Frango
Pré-aqueça o forno médio.
Monte os filés da seguinte forma: Faça um corte no filé de peito de frango, na lateral mais ampla do filé, de modo a criar um bolso largo. Coloque um pouco do Pesto dentro desse bolso. Envolva o filés com uma fatia grande de presunto parma, embrulhando-o de modo a fechar o corte na lateral. Repita o processo para todos os filés. Coloque os filés numa assadeira enfileirados e leve-os ao forno médio, pré-aquecido por 20-25 min. Até ficarem bem dourados.

Dica: Não tempere os filés com sal e pimenta. Não há necessidade.

Abraços

segunda-feira, 16 de julho de 2007

O inverno chegou! Receita de Sopa Eslava


Oi,

Podem rir do cearense aqui que exalta a chegada do inverno morando numa cidade que a média de temperatura é 28oC o ano inteiro. Tô nem ai! :-)

A sopa sempre foi muito bem aceita no cardápio dos cearenses. Podemos encontrar de vários tipos nos delicatessens, restaurantes, padarias, supermercados e até em sorveterias da cidade. Isso se deve a praticidade do alimento e o baixo custo.

Em homenagem aos meus amigos paranaenses, segue uma receita que vi no Jornal Hoje de Sopa Eslava, que é bastante consumida nessa época do ano nesse Estado.


Receita de Sopa Eslava

Ingredientes:
500 gramas de músculo em cubos
2 batatas cortadas em cubos
2 cenouras cortadas em cubos
100 gramas de cenoura ralada
250 gramas de molho bechamel (molho branco)
2 xícaras de creme de leite fresco
1/2 colher de sopa de ketchup
1/2 colher de sopa de mostarda
1/2 colher de sopa de molho inglês
1 dente de alho
1 colher de sopa de óleo de milho
1 pitada de pimenta do reino
1 cebola picada
1 cubo de caldo de carne
sal a gosto

Modo de preparo:
Bata o alho e a cebola no liquidificador. Coloque-os em uma panela com o óleo de milho e deixe dourar por dois minutos dourando. Acrescente o músculo em cubos e refogue por 10 minutos.

Enquanto a carne, bata a cenoura ralada e os tomates sem semente no liquidificador. Acrescente a cenoura e o tomate ao refogado, coloque mais um litro de água na panela e mexa bem. Deixe cozinhas por 15 minutos. Junte o caldo de carne, as batatas e as cenouras em cubos e deixe ferver por mais 5 minutos.

A parte faça o molho bechamel. Coloque o ketchup, a mostarda, o molho inglês, o creme de leite, nessa ordem. Junte o molho à sopa, cozinhe por mais cinco minutos e tempere com sal a gosto.


Molho Bechamel:

Ingredientes:
1 xícara de leite
1/2 colher de chá de sal
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de farinha de trigo
Noz-moscada a gosto

Modo de preparo:
Ferva o leite. Enquanto isso derreta a manteiga em uma frigideira de borda alta, misture a farinha de trigo e mexa sem parar (se possível utilize um batedor de arame) até a mistura borbulhar. Sempre mexendo, e sem deixar que doure, cozinhe a farinha por dois minutos. Retire a panela do fogo e junte o leite de uma só vez. Retorne ao fogo e mexa até um minuto depois da fervura. Tempere com o sal e a noz-moscada.

Confesso que ainda não a fiz, mas pretendo. Minha empregada tava me pedindo uma receita de sopa já fazia tempo

"Pés-vermelhos" Humberto, Gerson e Afonso, espero que gostem.

Abraços

domingo, 15 de julho de 2007

O melhor ovo mexido do mundo!


Oi,

Rapaz, esse negócio de culinária é realmente surpreendente. Podemos nos enganar redondamente achando que nunca vamos encontrar novidades nas receitas de pratos tão simples como ovos mexidos, por exemplo.

Tive a chance de experimentar a receita do chef Gordon Ramsay de café da manhã com ovos mexidos. Ele usa um técnica interessante para dar uma textura diferente. Como um risoto, devemos mexer os ovos, junto com a manteiga, constantemente dentro de uma panela pequena. Outro detalhe interessante é retirar a panela do fogo antes de cozinhá-los, mas só por algum tempinho. Sempre mexendo devemos voltar a panela ao fogo logo em seguida. Esse processo deve ser repetido por pelo menos 3 vezes. Devemos temperar só no final, de preferência com sal e pimenta. Para finalizar, após os ovos alcançarem uma consistência pastosa, vamos acrescentar uma colher de sopa de creme de leite e um punhado de cebolinha picada.

Depois de uma noite inteira sem dormir, em decorrência de uma maratona insandescida de vídeogame na casa de um amigo, os ovos mexidos caíram muito bem. Foi bom saber que ainda TENHO idade pra uma noitada dessas. Pelo menos pra mim, foi o melhor ovo mexido do mundo! Pela ocasião e pela companhia, claro. Valeu René, meu broder!


Abraços
"Uma receita é apenas um guia, palavras num pedaço de papel, um ponto de partida para a improvisação. Uma receita não pode substituir a mão da experiência e o vislumbre de um cozinheiro astuto. Por essa razão, sinta-se à vontade para cozinhar suas próprias idéias em um prato. Quando você concebe uma vez, aquilo torna-se seu, então personalize um pouco, adicione um pouco mais de um ingrediente que você gosta ou menos de um que você não gosta, tente substituir um ingrediente por outro. Lembre-se, palavras não tem sabor, então dê o seu toque, sempre! "

Michael Smith
Chef Canadense

O Autor

Minha foto
Fortaleza, CE, Brazil
De profissão sou gerente de projetos. Interesso-me bastante por Processos de Gestão em TI, mas isso tudo só acontece nas horas vagas (brincadeira, adoro meu trabalho). Meu "tempo" principal é dedicado aos meus queridos filhos, o tênis, um pokerzinho e a nova paixão: a culinária. Meu querido e saudoso pai e, depois, minha maravilhosa vó foram os responsáveis. Sinto-me mais perto deles em cada exercício dessa alquimia maravilhosa.