quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Dismistificando o Spaguetti alla Carbonara

Oi,

Carbonara é uma receita de massa tradicional italiana. Esse nome vem de carbone, carvão em italiano. Muitos acreditam que esse batismo veio pela popularidade do prato entre fabricantes de carvão vegetal, outros acreditam que é pelo simples fato de levar pimenta-do-reino moída e os pedaços de bacon torradinhos, que lembram carvão.

Definitivamente é a receita que vi o maior número de variações. Já provei esse prato pela "mão" de vários amigos e em alguns restaurantes. As receitas que peguei apresentaram diferenças marcantes de uma pra outra.

Na Itália central, berço da iguaria, os ingredientes são ovos, os queijos parmigiano reggiano (o velho e bom parmesão) e pecorino romano (um queijo forte que só o diabo), guanciale (as bochechas do porco), pimenta-do-reino, estrutto (banha de porco), azeite e manteiga.

Ué, e o creme de leite? Isso mesmo meus amigos! A carbonara original passa loooonge do creme de leite, que é o ingrediente mais comum nos restaurantes. As receitas caseiras que provei também abusam do creme e algumas passam longe de qualquer queijo.

Testei uma receita que classifiquei como bem equilibrada. Faz uso do creme, dos ovos e do queijo de forma moderada. Ficou muito boa. Segue abaixo:

Spaguetti alla Carbonara
1 pct de spaghetti
2 xic de bacon em cubos
2 csp de azeite
1/4 xic de vinho branco
4 ovos
1/2 xic de queijo parmesão DE VERDADE ralado
1/4 xic de creme de leite
pimenta do reino moída
nóz-moscada moída

A velha panela grande com água fervendo pra massa. Em uma outra panela, grande o suficiente pra caber a massa, frite o bacon até ficar dourado mas não deixe ficar crocante demais. Adicione o vinho e deixe ferver até que reduza a um líquido com textura de mel. Tire a panela do fogo. Numa tigela bata os ovos, o queijo, o creme e a pimenta. Reserve. Cozinhe a massa al dente. Quando a massa estiver pronta remova aproximadamente 1/2 xícara da água que cozinhou a massa antes de drená-la. Volte a panela do bacon ao fogo e jogue a massa drenada. Mexa bem para incorporar tudo. Tire a panela do fogo e adicione a mistura dos ovos e queijo mexendo bem. Lembre de tirar a panela do fogo nesse momento senão os ovos vão cozinhar! Gradue a textura do molho com a água da massa, se houver necessidade. Adicione a nóz-moscada e corrija a pimenta. Sirva imediatamente.

Abraços
"Uma receita é apenas um guia, palavras num pedaço de papel, um ponto de partida para a improvisação. Uma receita não pode substituir a mão da experiência e o vislumbre de um cozinheiro astuto. Por essa razão, sinta-se à vontade para cozinhar suas próprias idéias em um prato. Quando você concebe uma vez, aquilo torna-se seu, então personalize um pouco, adicione um pouco mais de um ingrediente que você gosta ou menos de um que você não gosta, tente substituir um ingrediente por outro. Lembre-se, palavras não tem sabor, então dê o seu toque, sempre! "

Michael Smith
Chef Canadense

O Autor

Minha foto
Fortaleza, CE, Brazil
De profissão sou gerente de projetos. Interesso-me bastante por Processos de Gestão em TI, mas isso tudo só acontece nas horas vagas (brincadeira, adoro meu trabalho). Meu "tempo" principal é dedicado aos meus queridos filhos, o tênis, um pokerzinho e a nova paixão: a culinária. Meu querido e saudoso pai e, depois, minha maravilhosa vó foram os responsáveis. Sinto-me mais perto deles em cada exercício dessa alquimia maravilhosa.