segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Oui Oui Oui


Oi,


Conheci o restaurante Oui Oui, que funciona em uma agradável rua no bairro de Botafogo no Rio de Janeiro.


Após uma longa e tenebrosa espera por mesa e testemunhar a saída do Wagner Moura (PEDE PRA SAIR!!), já sentei perguntando quem era o chef. O garçom André, com um penteado rastafari, encheu o peito e falou o nome Roberta Ciasca. Na sequência foi explicando que o restaurante apresenta um menu de "comidinhas" que seriam mini-porções dando a chance do cliente experimentar várias coisas numa só passagem.


Na mesa mesmo fiz minha pesquisa e vi que Roberta é fera!! Conhecida na gastronomia carioca pelo preparo de pratos com sabor de comidinha caseira, ela recebeu o título de chef revelação pelas revistas Veja Rio e Gula por elaborar deliciosas receitas simples com uma leitura mais sofisticada, sem muitas misturas. Pelo que li, após se formar em marketing, Roberta pegou a mochila e foi direto à França estudar na renomada Le Cordon Bleu. Só!! No segundo dia de aula teve a certeza que queria estar entre panelas e caçarolas.


Deu pra ver que a casa é bem legal, apesar de ter ficado numa mesa apertada do lado de fora devido à lotação. Dei uma espiada lá dentro e vi as cores em harmonia num espaço aconchegante à meia luz, e som ambiente bem transado. O menu então é uma outra atração, encontra-se de ratatouille a panqueca de pato. Escolhemos duas mini porções, provei as saladas e alguns pratos de peixe, todos sensacionais, muito bem temperados e a harmonização das cores chama atenção.


A Roberta também é a chef do restaurante Miam Miam que dizem ser muito legal também, mas ainda não conheço.
A foto é o trio de batatinhas, servido no Oui Oui.


Abraço,
"Uma receita é apenas um guia, palavras num pedaço de papel, um ponto de partida para a improvisação. Uma receita não pode substituir a mão da experiência e o vislumbre de um cozinheiro astuto. Por essa razão, sinta-se à vontade para cozinhar suas próprias idéias em um prato. Quando você concebe uma vez, aquilo torna-se seu, então personalize um pouco, adicione um pouco mais de um ingrediente que você gosta ou menos de um que você não gosta, tente substituir um ingrediente por outro. Lembre-se, palavras não tem sabor, então dê o seu toque, sempre! "

Michael Smith
Chef Canadense

O Autor

Minha foto
Fortaleza, CE, Brazil
De profissão sou gerente de projetos. Interesso-me bastante por Processos de Gestão em TI, mas isso tudo só acontece nas horas vagas (brincadeira, adoro meu trabalho). Meu "tempo" principal é dedicado aos meus queridos filhos, o tênis, um pokerzinho e a nova paixão: a culinária. Meu querido e saudoso pai e, depois, minha maravilhosa vó foram os responsáveis. Sinto-me mais perto deles em cada exercício dessa alquimia maravilhosa.