quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Uruguaios em Fortaleza!




Oi,


Num almoço de confraternização do trabalho, acidentalmente me deparei com um excelente restaurante uruguaio aqui mesmo em Fortaleza: A Cabaña del Primo, que fica no Open Mall.


Ok ok, é um restaurante já antigo, já saiu no guia Veja Brasil não sei quantas vezes. Sei que ultimamente venho escrevendo sobre restaurantes e deixando as receitas de lado. Aproveito a oportunidade para afirmar que não sou um crítico daqueles que vai de restaurante em restaurante. Minhas maiores experiências gastronômicas são dentro da minha própria cozinha, preparando meus pratos.


Voltando: O Cabaña é equipado com uma Parrilla sensacional. Para quem não conhece, é uma espécie de churrasqueira grande, retangular, equipada com uma grelha localizada a uma distância segura do fogo, onde os alimentos recebem calor de forma lenta. Uma vez que a carne está prestes a chegar no ponto, melhora-se um pouco mais o calor na peça para garantir que a parte externa da carne fique com uma cor mais dourada, dando uma melhor apresentação. Além de dar a crocância, esse processo elimina potenciais resíduos de gordura da carne. A carne preparada em grelhas é prato típico do Uruguai e da Argentina, mas o jargão é "o autêntico churrasco da América Hispânica". Ah, as carnes são assadas com sal refinado. Interessante hein?!


A casa clama ser a primeira do Ceará a usar a parrilla. Parece ser dos mesmos proprietários do Geppo's. A decoração é requintada. Da entrada já se vê a imensa churrasqueira, onde o chef, que me disseram que é argentino, comanda tudo.


Vi no cardápio que alguns cortes têm porções femininas em menor quantidade, cerca de 280g. De entrada não comi nada especial, fui de pãozinho com patê. Sabe como é almoço de confraternização né?! Ouvi falar que a entrada de kafka de tomate seco com queijo coalho é a melhor pedida.


Como prato principal vi o bife de tira e o bife de chouriço. Quem comeu adorou. O acompanhamento foi arroz biro-biro. Para sobremesa, o destaque é o búlgaro, torta gelada de chocolate com creme.


Confiram!


Abraços

À beira da lagoa


Oi,

Um pedacinho da Itália à beira da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, o restaurante La Forneria oferece uma culinária clássica. Localizado em Ipanema, possui uma vista privilegiada da lagoa e do corcovado, num dos endereços mais nobres da cidade.


A decoração, com tijolos aparentes e mesas de madeira, apresenta um ambiente rústico, mas sem deixar a sofisticação de lado. Ao fundo do restaurante, fornos à lenha compõem um largo balcão. Muitos lugares no primeiro andar e o segundo andar mais lugares para fumantes.


Apesar do ambiente clássico e tradicional, pedi uma opção nada convencional: Um filé de avestruz com tagliatelle ao molho de manteiga trufada com shitake, bem gostoso mas passa longe de ser marcante.


A entrada, apesar de simples, estava gostosa: Palmito ao forno, com espinafre, alcaparras, gratinada com queijo parmesão. Recomendo!
Encharquei tudo isso com um vinho branco chileno, chardonnay Caliterra Reserva.
Ótimo programa! Vá à tardinha para aproveitar a troca das luzes.



Abraços
"Uma receita é apenas um guia, palavras num pedaço de papel, um ponto de partida para a improvisação. Uma receita não pode substituir a mão da experiência e o vislumbre de um cozinheiro astuto. Por essa razão, sinta-se à vontade para cozinhar suas próprias idéias em um prato. Quando você concebe uma vez, aquilo torna-se seu, então personalize um pouco, adicione um pouco mais de um ingrediente que você gosta ou menos de um que você não gosta, tente substituir um ingrediente por outro. Lembre-se, palavras não tem sabor, então dê o seu toque, sempre! "

Michael Smith
Chef Canadense

O Autor

Minha foto
Fortaleza, CE, Brazil
De profissão sou gerente de projetos. Interesso-me bastante por Processos de Gestão em TI, mas isso tudo só acontece nas horas vagas (brincadeira, adoro meu trabalho). Meu "tempo" principal é dedicado aos meus queridos filhos, o tênis, um pokerzinho e a nova paixão: a culinária. Meu querido e saudoso pai e, depois, minha maravilhosa vó foram os responsáveis. Sinto-me mais perto deles em cada exercício dessa alquimia maravilhosa.