segunda-feira, 16 de julho de 2007

O inverno chegou! Receita de Sopa Eslava


Oi,

Podem rir do cearense aqui que exalta a chegada do inverno morando numa cidade que a média de temperatura é 28oC o ano inteiro. Tô nem ai! :-)

A sopa sempre foi muito bem aceita no cardápio dos cearenses. Podemos encontrar de vários tipos nos delicatessens, restaurantes, padarias, supermercados e até em sorveterias da cidade. Isso se deve a praticidade do alimento e o baixo custo.

Em homenagem aos meus amigos paranaenses, segue uma receita que vi no Jornal Hoje de Sopa Eslava, que é bastante consumida nessa época do ano nesse Estado.


Receita de Sopa Eslava

Ingredientes:
500 gramas de músculo em cubos
2 batatas cortadas em cubos
2 cenouras cortadas em cubos
100 gramas de cenoura ralada
250 gramas de molho bechamel (molho branco)
2 xícaras de creme de leite fresco
1/2 colher de sopa de ketchup
1/2 colher de sopa de mostarda
1/2 colher de sopa de molho inglês
1 dente de alho
1 colher de sopa de óleo de milho
1 pitada de pimenta do reino
1 cebola picada
1 cubo de caldo de carne
sal a gosto

Modo de preparo:
Bata o alho e a cebola no liquidificador. Coloque-os em uma panela com o óleo de milho e deixe dourar por dois minutos dourando. Acrescente o músculo em cubos e refogue por 10 minutos.

Enquanto a carne, bata a cenoura ralada e os tomates sem semente no liquidificador. Acrescente a cenoura e o tomate ao refogado, coloque mais um litro de água na panela e mexa bem. Deixe cozinhas por 15 minutos. Junte o caldo de carne, as batatas e as cenouras em cubos e deixe ferver por mais 5 minutos.

A parte faça o molho bechamel. Coloque o ketchup, a mostarda, o molho inglês, o creme de leite, nessa ordem. Junte o molho à sopa, cozinhe por mais cinco minutos e tempere com sal a gosto.


Molho Bechamel:

Ingredientes:
1 xícara de leite
1/2 colher de chá de sal
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de farinha de trigo
Noz-moscada a gosto

Modo de preparo:
Ferva o leite. Enquanto isso derreta a manteiga em uma frigideira de borda alta, misture a farinha de trigo e mexa sem parar (se possível utilize um batedor de arame) até a mistura borbulhar. Sempre mexendo, e sem deixar que doure, cozinhe a farinha por dois minutos. Retire a panela do fogo e junte o leite de uma só vez. Retorne ao fogo e mexa até um minuto depois da fervura. Tempere com o sal e a noz-moscada.

Confesso que ainda não a fiz, mas pretendo. Minha empregada tava me pedindo uma receita de sopa já fazia tempo

"Pés-vermelhos" Humberto, Gerson e Afonso, espero que gostem.

Abraços

"Uma receita é apenas um guia, palavras num pedaço de papel, um ponto de partida para a improvisação. Uma receita não pode substituir a mão da experiência e o vislumbre de um cozinheiro astuto. Por essa razão, sinta-se à vontade para cozinhar suas próprias idéias em um prato. Quando você concebe uma vez, aquilo torna-se seu, então personalize um pouco, adicione um pouco mais de um ingrediente que você gosta ou menos de um que você não gosta, tente substituir um ingrediente por outro. Lembre-se, palavras não tem sabor, então dê o seu toque, sempre! "

Michael Smith
Chef Canadense

O Autor

Minha foto
Fortaleza, CE, Brazil
De profissão sou gerente de projetos. Interesso-me bastante por Processos de Gestão em TI, mas isso tudo só acontece nas horas vagas (brincadeira, adoro meu trabalho). Meu "tempo" principal é dedicado aos meus queridos filhos, o tênis, um pokerzinho e a nova paixão: a culinária. Meu querido e saudoso pai e, depois, minha maravilhosa vó foram os responsáveis. Sinto-me mais perto deles em cada exercício dessa alquimia maravilhosa.