sábado, 14 de julho de 2007

Bistecas de porco na cerveja


Oi,

Calma amigos! O título desse post não significa que o texto que segue seria uma receita para encher a cara tirando gosto com bistecas torradas. É apenas uma receitinha que peguei para o restante das bistecas que comprei para a famigerada receita onde aconteceu o "acidente culinário" com pimenta malagueta, relatada a alguns posts abaixo (clique aqui).

Existem algumas receitas populares e consagradas que levam cerveja. Deparei-me com essa no site americano http://www.allrecipes.com/. Ficou muito boa apesar de poucos ingredientes! O segredo é ter paciência na redução do molho, aguardar a consistência certa.


Vamos lá então.


Bistecas de porco na cerveja

Ingredientes para 2 pessoas:

2 bistecas de porco
1 csp de manteiga
sal
pimenta
azeite
1/2 xícara de cerveja
1 csp de ketchup
1 cch de açúcar, de preferência mascavo

Modo:
Numa tigela, misture bem a cerveja, o ketchup e o açúcar. Reserve.
Tempere as bistecas com sal e pimenta. Doure-as numa frigideira anti-aderente com azeite. 3 min pra cada lado é o suficiente. Baixe o fogo agora e derreta a manteiga dentro da frigideira. Incline-a um pouco e regue cada lado da bisteca por 1-2 min. Adicione a mistura da cerveja às bistecas e cozinhe por 10-15 min. Retire e reserve as bistecas e reduza o molho até a consistência ideal (3-5 min).

Sirva a bisteca regada ao molho (dah!).


Abraços
"Uma receita é apenas um guia, palavras num pedaço de papel, um ponto de partida para a improvisação. Uma receita não pode substituir a mão da experiência e o vislumbre de um cozinheiro astuto. Por essa razão, sinta-se à vontade para cozinhar suas próprias idéias em um prato. Quando você concebe uma vez, aquilo torna-se seu, então personalize um pouco, adicione um pouco mais de um ingrediente que você gosta ou menos de um que você não gosta, tente substituir um ingrediente por outro. Lembre-se, palavras não tem sabor, então dê o seu toque, sempre! "

Michael Smith
Chef Canadense

O Autor

Minha foto
Fortaleza, CE, Brazil
De profissão sou gerente de projetos. Interesso-me bastante por Processos de Gestão em TI, mas isso tudo só acontece nas horas vagas (brincadeira, adoro meu trabalho). Meu "tempo" principal é dedicado aos meus queridos filhos, o tênis, um pokerzinho e a nova paixão: a culinária. Meu querido e saudoso pai e, depois, minha maravilhosa vó foram os responsáveis. Sinto-me mais perto deles em cada exercício dessa alquimia maravilhosa.