quarta-feira, 11 de julho de 2007

Pimenta nunca foi refresco


Oi,

Sofri um "acidente culinário" ao executar a minha primeira receita que levava pimenta malagueta ou dedo-de-moça ou chilli, como queiram.

Nos vídeos em que via os chefs profissionais manuseando a famigerada pimenta, não tinha me atentado para o fato deles nunca tocarem as sementes. Eu sabia que tinha que limpar bem, retirando qualquer vestígio de sementes, então, bobamente, fiz o processo todo com as próprias mãos. O que aconteceu foi que no instante que levei naturalmente a mão ao rosto, veio a consequência, um ardor terrível ao redor da boca e nos lábios que perdurou por horas! Depois de quase 24hs a pele ainda está irritada. Peeeeeense!

Entre mortos e feridos, segue a receita de ontem, ainda na empolgação de inauguração de blog:

Bistecas de Porco Assadas com molho picante
Ingredientes
2 Bistecas de Porco
dentes de alho amassados
Tomilho
Alecrim
sal
pimenta

Modo:
"Tempere" o fundo de uma assadeira com sal, azeite e pimenta moída. Esfregue alho no fundo. Distribua as bistecas na assadeira e volte a temperar com sal, pimenta, azeite, os dentes de alho, alecrim e tomilho. Pre-aqueça o forno médio (200C). Leve ao forno as bistecas por 10min, depois baixe e asse no ponto médio (uns 30min).

Atenção, cuidado pra bisteca não ficar muito seca.

Molho:
1 pimenta dedo-de-moça picada, sem as sementes
1 cebola pequena picada
1 lt de tomates sem pele, picados
150gr de cogumelos
azeite
sal
pimenta
1 csp de açúcar

Modo:
Aqueça o azeite, acrescente a pimenta, depois a cebola. Tempere com sal e pimenta e refogue. Acrescente o açúcar e caramelize, depois os cogumelos. Siga refogando. Coloque metade do tomate e misture tudo, depois o restante. Refogue um pouco mais.

Sirva as bistecas cobertas como o molho.

Abraço
"Uma receita é apenas um guia, palavras num pedaço de papel, um ponto de partida para a improvisação. Uma receita não pode substituir a mão da experiência e o vislumbre de um cozinheiro astuto. Por essa razão, sinta-se à vontade para cozinhar suas próprias idéias em um prato. Quando você concebe uma vez, aquilo torna-se seu, então personalize um pouco, adicione um pouco mais de um ingrediente que você gosta ou menos de um que você não gosta, tente substituir um ingrediente por outro. Lembre-se, palavras não tem sabor, então dê o seu toque, sempre! "

Michael Smith
Chef Canadense

O Autor

Minha foto
Fortaleza, CE, Brazil
De profissão sou gerente de projetos. Interesso-me bastante por Processos de Gestão em TI, mas isso tudo só acontece nas horas vagas (brincadeira, adoro meu trabalho). Meu "tempo" principal é dedicado aos meus queridos filhos, o tênis, um pokerzinho e a nova paixão: a culinária. Meu querido e saudoso pai e, depois, minha maravilhosa vó foram os responsáveis. Sinto-me mais perto deles em cada exercício dessa alquimia maravilhosa.