domingo, 27 de janeiro de 2008

Comfort food de Filé Mignon?!?!


Oi,

A expressão Comfort Food é usada na cozinha internacional para denominar pratos caseiros, pratos simples e tradicionais como sopa de legumes, canja de galinha e arroz com bife. Seria a comida fácil de fazer, do dia-a-dia.

Acho que encontrei uma nova denominação para Comfort Food. Hoje amanheci precisando de conforto para a alma. Conforto para me ajudar atravessar essa longa e difícil fase da minha vida, conforto para aquietar a melancolia e a saudade de estar abraçado. Nada melhor do que ir pra cozinha né, e desfrutar da alquimia da culinária... Esse "namoro", que começou há pouco tempo, vem me ajudando muito e hoje foi decisivo. Sim, foi um almoço mesa para um.

Mergulhei hoje na cozinha, em meio a panelas e temperos, para criar. Então escolhi um ingrediente onde é possível "viajar" bastante: O velho e bom Filet Mignon. Tinha comprado há poucos dias uma peça bem limpinha e havia pedido ao açogueiro para fazer os medalhões. Para quem não sabe como se obtém aquela forma redondinha dos meldalhões, é o seguinte: o açogueiro, depois de limpar toda a peça, envolve-a em filme plástico prensando de maneira que a carne fique em forma de um longo cilindro. Depois desse processo a peça é cortada em seções de 3 a 4cm de altura obtendo-se assim os medalhões.

Temperei 2 medalhões com sal e pimenta. Num saquinho de freezer coloquei os filés com o suco de uma laranja, mais 4 colheres de mel karo, mais 3 colheres de alcaparras, mais uma pitada generosa de alecrim desidratado e 4 dentes de alhos levemente amassados (não são picados) com casca e tudo. Fechei o saco e dei uma misturada amassando o saco levemente. Cuidado para não tirar a forma dos medalhões. Deixei marinar por 1 hora.

Retirei os filés do saquinho e os dentes de alho e dourei tudo numa frigideira grande com azeite. Em seguida adicionei a mistura do saquinho com um copo de vinho tinto e deixei reduzir até a consistência de molho. Finalizei com uma colher de manteiga para aveludar. Atenção: Como gosto de filé mal passado, retirei-os da frigideira pouco tempo depois que coloquei a mistura do saco e o vinho. Caso você goste da carne ao pouco ou bem passada, deixe os filés por mais tempo no processo de redução do molho.

Sirva com arroz ou espaguete ou salada de batata. Eu comi com arroz feitinho na hora, decorado com cebola roxa.

Fiquei muito contente com o resultado. A carne e o molho ficaram deliciosos e combinaram muito bem. Os dentes de alho, ao contrário do que se pensa, ficam bem gostosos mesmo inteiros. Agora, além de saciado, sinto-me confortado e feliz.

Abraço
"Uma receita é apenas um guia, palavras num pedaço de papel, um ponto de partida para a improvisação. Uma receita não pode substituir a mão da experiência e o vislumbre de um cozinheiro astuto. Por essa razão, sinta-se à vontade para cozinhar suas próprias idéias em um prato. Quando você concebe uma vez, aquilo torna-se seu, então personalize um pouco, adicione um pouco mais de um ingrediente que você gosta ou menos de um que você não gosta, tente substituir um ingrediente por outro. Lembre-se, palavras não tem sabor, então dê o seu toque, sempre! "

Michael Smith
Chef Canadense

O Autor

Minha foto
Fortaleza, CE, Brazil
De profissão sou gerente de projetos. Interesso-me bastante por Processos de Gestão em TI, mas isso tudo só acontece nas horas vagas (brincadeira, adoro meu trabalho). Meu "tempo" principal é dedicado aos meus queridos filhos, o tênis, um pokerzinho e a nova paixão: a culinária. Meu querido e saudoso pai e, depois, minha maravilhosa vó foram os responsáveis. Sinto-me mais perto deles em cada exercício dessa alquimia maravilhosa.