domingo, 2 de setembro de 2007

De volta à cozinha - Um clássico: Medalhões de Filé ao molho madeira

Oi,

Depois de uma viagem estenuante e uma virose sensacional, voltei à cozinha. Resolvi fazer um best-seller dos restaurantes: Medalhões de filé mignon ao molho madeira. Como acompanhamento não poderiam faltar o arroz à grega e a salada de batatas, mas vou me ater ao filé.

Medalhões de filé mignon ao molho madeira
4 medelhões de filé mignon
2 fatias de bacon
2 colheres de sopa de manteiga
40 g de farinha de trigo
80 ml de conhaque
500 ml de caldo de carne
1 cch de mostarda
champignons
sal
pimenta

Modo:
Pré-aqueça o forno médio. Tempere os medalhões com sal e pimenta. Envolva os filés pela lateral com uma tira contínua de bacon prendendo com palitos de dentes. Frite cada lado dos filés numa frigideira antiaderente e depois leve-os ao forno numa assadeira por 8-12 min. Retire do forno e retire os palitos de dente.

Molho:
Derreta a manteiga, junte a farinha e mexa bem até que fique dourada. Acrescente aos poucos o conhaque, o caldo de carne, o sal, a mostarda e o champignon mexendo sempre até engrossar ligeiramente.

Sirva os medalhões regados com o molho e os acompanhamentos. Esse nome "molho madeira" é relacionado ao vinho madeira, que é utilizado no lugar do conhaque na minha receita. Esse vinho é bem fortificado, com elevado teor alcoólico, caracterizado pela adição de aguardente vínica, produzido na Ilha da Madeira, a ilha principal de um arquipélago na costa portugesa que leva o mesmo nome, há mais de 300 anos.

Abraços
"Uma receita é apenas um guia, palavras num pedaço de papel, um ponto de partida para a improvisação. Uma receita não pode substituir a mão da experiência e o vislumbre de um cozinheiro astuto. Por essa razão, sinta-se à vontade para cozinhar suas próprias idéias em um prato. Quando você concebe uma vez, aquilo torna-se seu, então personalize um pouco, adicione um pouco mais de um ingrediente que você gosta ou menos de um que você não gosta, tente substituir um ingrediente por outro. Lembre-se, palavras não tem sabor, então dê o seu toque, sempre! "

Michael Smith
Chef Canadense

O Autor

Minha foto
Fortaleza, CE, Brazil
De profissão sou gerente de projetos. Interesso-me bastante por Processos de Gestão em TI, mas isso tudo só acontece nas horas vagas (brincadeira, adoro meu trabalho). Meu "tempo" principal é dedicado aos meus queridos filhos, o tênis, um pokerzinho e a nova paixão: a culinária. Meu querido e saudoso pai e, depois, minha maravilhosa vó foram os responsáveis. Sinto-me mais perto deles em cada exercício dessa alquimia maravilhosa.