terça-feira, 4 de setembro de 2007

Quase ia esquecendo: Restaurante Tailandês no Rio

Oi,

No Rio, na última refeição na cidade no final de semana em que estive lá, encarei um restaurante de uma cozinha que ainda não conhecia - a tailandesa.

O restaurante Nam Thai (foto) é bem localizado, há poucos metros da praia do Leblon. O ambiente é bem agradável mesmo com aquela musiquinha oriental insistente ao fundo, mas que não causa traumas.

Antes de pedir fui alertado pra algo que sou bastante sensível - a pimenta - especiaria que a culinária tailandesa usa e abusa. Até no cardápio já vem com uma ressalva importante, cada prato possui uma classificação da intensidade de pimenta. Uma florzinha pra pouco picante, duas para médio e três para muito picante.

Lá fui eu de Gaeng Moo Tay Po, um prato de porco ao curry, leite de côco e outros temperos saborosos. Esse era classificado com duas florzinhas, médio, mas dava pra ver bem as partículas vermelhinhas boiando no molho. Definitivamente não é uma boa escolha pra quem é sensível à pimenta. Apesar de estar muito saboroso, sofri um bocado com o ardor da pimenta. A quentura então... Foi uma suadeira só mesmo a temperatura estando bem agradável no interior do restaurante. A promessa do garçom era usar o arroz jasmin pra "equilibrar" o efeito da pimenta. Realmente melhorou, mas não o suficiente pra mim. Não pude reclamar da textura e dos sabores extra-pimenta. Comi tudo mesmo assim! Pra quem curte uma pimentinha, vale conferir.

Tive chance de provar do Nuea Kaeng Kiow Walin, um prato a base de carne com outro tipo de curry. Esse tava de lascar, tanto que não deu pra sentir muito o sabor da comida. Pimenta pura! E era classificado como médio! Stay away!

Na rua do restaurante (Rua Rainha Guilermina) há uma sorveteria Haaggen Dazs bem legal. Com certeza a área de marketing da sorveteria vislumbrou uma venda casada aí. Depois de tanta pimenta, a passada na sorveteria é quase inevitável.

Abraços
"Uma receita é apenas um guia, palavras num pedaço de papel, um ponto de partida para a improvisação. Uma receita não pode substituir a mão da experiência e o vislumbre de um cozinheiro astuto. Por essa razão, sinta-se à vontade para cozinhar suas próprias idéias em um prato. Quando você concebe uma vez, aquilo torna-se seu, então personalize um pouco, adicione um pouco mais de um ingrediente que você gosta ou menos de um que você não gosta, tente substituir um ingrediente por outro. Lembre-se, palavras não tem sabor, então dê o seu toque, sempre! "

Michael Smith
Chef Canadense

O Autor

Minha foto
Fortaleza, CE, Brazil
De profissão sou gerente de projetos. Interesso-me bastante por Processos de Gestão em TI, mas isso tudo só acontece nas horas vagas (brincadeira, adoro meu trabalho). Meu "tempo" principal é dedicado aos meus queridos filhos, o tênis, um pokerzinho e a nova paixão: a culinária. Meu querido e saudoso pai e, depois, minha maravilhosa vó foram os responsáveis. Sinto-me mais perto deles em cada exercício dessa alquimia maravilhosa.