domingo, 22 de julho de 2007

Já tá rolando criações! Camarão ao molho de tomate e manjericão


Oi,

Amigos, é com satisfação que relato mais uma criação que deu certo. Tudo bem que o ingrediente principal escolhido, o camarão, já faz a metade do trabalho. Ele sozinho, com um pouco de sal e alho, já dá conta do recado.

Por outro lado, quando se vai fazer um molho vários cuidados precisam ser considerados. Tem-se que ter cuidado para não cozinhar demais para que não fique com a textura comprometida. Constrastando com esse curto tempo de cozimento, tem-se que ter cuidado também, e usar de muita técnica, para que o molho tenha algum sabor e que não fique competindo com o camarão.

Para o corpo do molho escolhi uma combinação de tomates sem pele enlatados e creme de leite, mas pode-se tranquilamente usar apenas um deles que a receita vai continuar funcionando bem. O toque interessante foi dado pelo manjericão, que tornou o molho bem refrescante e com um aroma muito bom.

Vamos à receita! Camarão ao molho de tomate e manjericão

Ingredientes:
500g de camarões frescos descascados e limpos
1 lt de tomates descascados
1 lt de creme de leite
1/2 copo de vinho tinto
2 folhas de louro
1 pitada de açafrão em pó
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
1 tablete de caldo de camarão
1 punhado grande de folhas de manjericão
sal
pimenta
azeite
2 colheres de manteiga
Modo:
Numa panela esquente o azeite e derreta a manteiga. Adicione a cebola e refogue até murchar. Adicione o alho e siga refogando. Adiocione o tablete de caldo de camarão e misture. Adicione o vinho e reduza por 3-4 min. Adicione agora o tomate, o manjericão, as folhas de louro, o açafrão e misture até incorporar. Corrija o sal e a pimenta. Adicione os camarões. Corrija o sal e a pimenta. Adicione o creme de leite e misture bem. Depois que levantar a fervura, conte 6-8 min. Prove o camarão se está na textura que lhe agrada. Finalize com uma colher de manteiga e algumas folhinas de manjericão.

Sirva com arroz ou pene. Espero que gostem.

Abraços
"Uma receita é apenas um guia, palavras num pedaço de papel, um ponto de partida para a improvisação. Uma receita não pode substituir a mão da experiência e o vislumbre de um cozinheiro astuto. Por essa razão, sinta-se à vontade para cozinhar suas próprias idéias em um prato. Quando você concebe uma vez, aquilo torna-se seu, então personalize um pouco, adicione um pouco mais de um ingrediente que você gosta ou menos de um que você não gosta, tente substituir um ingrediente por outro. Lembre-se, palavras não tem sabor, então dê o seu toque, sempre! "

Michael Smith
Chef Canadense

O Autor

Minha foto
Fortaleza, CE, Brazil
De profissão sou gerente de projetos. Interesso-me bastante por Processos de Gestão em TI, mas isso tudo só acontece nas horas vagas (brincadeira, adoro meu trabalho). Meu "tempo" principal é dedicado aos meus queridos filhos, o tênis, um pokerzinho e a nova paixão: a culinária. Meu querido e saudoso pai e, depois, minha maravilhosa vó foram os responsáveis. Sinto-me mais perto deles em cada exercício dessa alquimia maravilhosa.