domingo, 8 de julho de 2007

Espaguete a bolonhesa

Oi,

Dando continuidade aos trabalhos culinários de final de semana, aí vai minha receita de espaguete a bolonhesa. Fiquem atentos aos detalhes no modo de fazer. Tudo influencia no sabor.

Ingredientes:
1/2 pct de espaguete
1/2 kg de carne moída
1 lt de tomates sem pele
150g de bacon
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
manjericão
folhas de louro
orégano
azeite
sal
pimenta do reino moída

Cozinhe a massa "al dente" com sal a gosto e um fio de azeite.

Numa outra panela, frite o bacon até dourar. Junte a cebola e refogue até amolecer, depois adione o alho e refogue um pouco mais. Adicione a carne agora. Frite-a até a cor mudar pra marron (2-3 minutos). Junte os tomates, o manjericão, as folhas de louro e um pouco mais de azeite. Sal e pimenta à gosto. Reduza por 15 minutos.

Numa travessa, junte a massa e o molho.

Essa receita é do Chef canadense Michael Smith (http://www.foodtv.ca/ontv/hostdetails.aspx?hostid=23495)
Bom apetite.
"Uma receita é apenas um guia, palavras num pedaço de papel, um ponto de partida para a improvisação. Uma receita não pode substituir a mão da experiência e o vislumbre de um cozinheiro astuto. Por essa razão, sinta-se à vontade para cozinhar suas próprias idéias em um prato. Quando você concebe uma vez, aquilo torna-se seu, então personalize um pouco, adicione um pouco mais de um ingrediente que você gosta ou menos de um que você não gosta, tente substituir um ingrediente por outro. Lembre-se, palavras não tem sabor, então dê o seu toque, sempre! "

Michael Smith
Chef Canadense

O Autor

Minha foto
Fortaleza, CE, Brazil
De profissão sou gerente de projetos. Interesso-me bastante por Processos de Gestão em TI, mas isso tudo só acontece nas horas vagas (brincadeira, adoro meu trabalho). Meu "tempo" principal é dedicado aos meus queridos filhos, o tênis, um pokerzinho e a nova paixão: a culinária. Meu querido e saudoso pai e, depois, minha maravilhosa vó foram os responsáveis. Sinto-me mais perto deles em cada exercício dessa alquimia maravilhosa.