sábado, 7 de julho de 2007

Prato do dia - Arroz de camarão

Oi,

Já deu pra notar que o post abaixo foi empolgação de inauguração de blog.
No costumeiro almoço de sábado, acabei fazendo o famoso arroz de camarão.

Ingredientes:
500g de camarões descascados e limpos
2 xícaras de arroz
4 xícaras de caldo de camarão
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
1 copo de vinho branco
azeite
manteiga
sal
pimenta do reino moída
folhas de louro
1 colher de sopa de açafrão em pó
cebolinha picada

Modo:
Numa panela, derreta 2 colheres de manteiga. Antes que a manteiga queime, adicione um pouco de azeite. Adicione a cebola e refogue até murcharem. Adicione o alho e as folhas de louro. Quando o perfume do alho surgir, adicione o arroz e o açafrão. Siga refogando. Quando o arroz estiver bem brilhante, adicione o vinho. Refogue mais um pouco, sempre mexendo.
Quando o vinho secar um pouco, adicione o camarão e misture. Em seguida adicione o caldo. Mexa um pouco, corrija o sal e a pimenta e aumente o fogo. Quando levantar fervura baixe o fogo. Quando o líquido estiver perto de secar, salpique a cebolinha sob o arroz.

Dica: Não deixe o caldo secar completamente. Após o prato feito, salpique queijo parmesão ralado.

Abraços
"Uma receita é apenas um guia, palavras num pedaço de papel, um ponto de partida para a improvisação. Uma receita não pode substituir a mão da experiência e o vislumbre de um cozinheiro astuto. Por essa razão, sinta-se à vontade para cozinhar suas próprias idéias em um prato. Quando você concebe uma vez, aquilo torna-se seu, então personalize um pouco, adicione um pouco mais de um ingrediente que você gosta ou menos de um que você não gosta, tente substituir um ingrediente por outro. Lembre-se, palavras não tem sabor, então dê o seu toque, sempre! "

Michael Smith
Chef Canadense

O Autor

Minha foto
Fortaleza, CE, Brazil
De profissão sou gerente de projetos. Interesso-me bastante por Processos de Gestão em TI, mas isso tudo só acontece nas horas vagas (brincadeira, adoro meu trabalho). Meu "tempo" principal é dedicado aos meus queridos filhos, o tênis, um pokerzinho e a nova paixão: a culinária. Meu querido e saudoso pai e, depois, minha maravilhosa vó foram os responsáveis. Sinto-me mais perto deles em cada exercício dessa alquimia maravilhosa.