domingo, 2 de maio de 2010

Sim, eu fui pra cozinha - Boeuf Bourguignon




Oi,


Fazia um tempinho que não postava uma experiência de um novo prato. Voltei em grande estilo! Experimentei fazer o prato Boeuf Bourguignon que foi ator coadjuvante no filme Julie & Julia, a película que conta a história de Julie Powell, autora de um blog que contou sua saga ao reproduzir todas as receitas do livro "Mastering the Art o French Cooking", da Julia Child.

A Julia Child é um grande ícone culinário dos Estados Unidos, equivalente ao Claude Troigros pra nós, mas com uma história bem diferente. De personalidade forte e desafiadora, ela deixou sua marca e seu legado nos autos da culinária e da política daquele país, já que chegou até a ser espiã durante a Segunda Guerra Mundial.

Fica aqui para vocês uma das receitas mais famosas da Julia que é rústica, forte e deliciosa, como ela.

Boeuf Bourguignon

- 170g de bacon
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 quilo de carne em cubos de 5cm (usei alcatra)
- 1 cenoura
- 200g de cebolinhas em conserva
- 1 colher de chá de sal
- ½ colher de chá de pimenta
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- 3 xícaras de vinho tinto
- 2 a 3 xícaras de caldo de carne
- 1 colher de sopa de extrato de tomate
- 2 dentes de alho amassados
- 2 raminhos de alecrim
- uma folha de louro
- o toucinho do bacon

Importante! Panela! Certifique-se que sua panela vai ao forno e tem tamanho suficiente para comportar todos os ingredientes da receita, caso contrário terá surpresas desagradáveis no meio do processo (eu tive).

Tente separar o toucinho do bacon (reserve) e corte em tirinhas de aproximadamente 0,5cm por 4cm. Coloque em uma panela com cerca de 1,5L de água e ferva tudo por 10 minutos. Escorra e deixe secar. Ligue o forno para que aqueça em temperatura média-alta (cerca de 230ºC).

Frite o bacon (exceto o toucinho) no azeite e quando dourado retire com uma escumadeira e reserve. Deixe esquentar a gordura que ficou até quase fazer fumaça. Aos poucos, frite os cubos de carne (seque-os com papel toalha) na gordura do bacon, sem encher muito a panela para que dourem por igual por todos os lados (muita carne por vez vai criar água dificultando a fritura). Retire os cubos dourados e reserve junto ao bacon frito.

Doure a cenoura cortada em rodelas e a cebola em fatias na mesma gordura. Descarte o excesso de gordura ao final. Volte a carne e o bacon à panela junto com os vegetais e tempere com sal e pimenta, salpique a farinha de trigo, misture e leve a panela ao forno, deixando a farinha dourar sobre a carne por 4 minutos ou mais. Retire do forno, mexa a carne e retorne a panela ao forno, deixando mais 4 minutos. Ao final, retire a panela e abaixe a temperatura do forno para 160ºC (fogo baixo).

Derrame na panela o vinho e o caldo de carne, cobrindo a carne. Adicione o extrato de tomate, os dentes de alho esmagados , as ervas e o toucinho. Leve à fervura na chama do fogão. Tampe a panela e transfira-a para o forno, deixe na grade mais baixa do forno, e regule o calor para que o líquido ferva apenas levemente. Deixe cozinhar por 2 e ½ a 3 horas, ou até que consiga espetar um garfo na carne com facilidade.

Quando a carne estiver macia, coe o conteúdo da panela fazendo com que o molho escorra em uma panela menor. Retorne a carne e o bacon à panela original.

Retire a gordura aparente do molho e leve ao fogo baixo, fervendo levemente por alguns minutos e retirando alguma gordura que venha a aparecer na superfície. Você deverá obter cerca de 2 xícaras e meia de molho, espesso o suficiente para cobrir o verso de uma colher. Se o molho ficar muito ralo, ferva-o por alguns minutos até reduzir e espessar. Já se estiver espesso demais, ajuste a consistência com um pouco de caldo de carne. Ajuste o tempero, controlando com cuidado o sal e a pimenta. Derrame o molho sobre os a carne e os vegetais. Até este ponto, a receita pode ser preparada na véspera.

Se for servir na hora: aqueça a panela por alguns minutos, umedecendo a carne e os vegetais com o molho. Sirva na própria panela do cozimento ou arranje em um prato.

Se for servir mais tarde: mantenha em geladeira depois de frio. Cerca de 20 minutos antes de servir, aqueça, tampe e deixe ferver em fogo baixo por cerca de 10 minutos, umedecendo os vegetais e a carne com o molho.

Ufa! Como puderam ler, a receita não é fácil para um cozido, mas foi um sucesso!! O método usado no molho gera um resultado sensacional que se espalha por toda carne e legumes. Pra curtir ainda mais o molho acompanhe com arroz ou massa , complementando com batatas assadas. Se quiser, decore com salsinha.

A foto é original!! As cores estão boas mas saiu tremida e com uma sombra gigante sobre o prato. Sorry.

Abraço!
"Uma receita é apenas um guia, palavras num pedaço de papel, um ponto de partida para a improvisação. Uma receita não pode substituir a mão da experiência e o vislumbre de um cozinheiro astuto. Por essa razão, sinta-se à vontade para cozinhar suas próprias idéias em um prato. Quando você concebe uma vez, aquilo torna-se seu, então personalize um pouco, adicione um pouco mais de um ingrediente que você gosta ou menos de um que você não gosta, tente substituir um ingrediente por outro. Lembre-se, palavras não tem sabor, então dê o seu toque, sempre! "

Michael Smith
Chef Canadense

O Autor

Minha foto
Fortaleza, CE, Brazil
De profissão sou gerente de projetos. Interesso-me bastante por Processos de Gestão em TI, mas isso tudo só acontece nas horas vagas (brincadeira, adoro meu trabalho). Meu "tempo" principal é dedicado aos meus queridos filhos, o tênis, um pokerzinho e a nova paixão: a culinária. Meu querido e saudoso pai e, depois, minha maravilhosa vó foram os responsáveis. Sinto-me mais perto deles em cada exercício dessa alquimia maravilhosa.