terça-feira, 16 de dezembro de 2008

O meu arroz espanhol


Oi,


Gosto muito de receitas com arroz. É um ingrediente mais que presente no nosso dia-a-dia e é injustamente taxado de "sem graça". Até tiram onda com as pessoas as custas do arroz. Quem nunca ouviu falar na expressão "arroz de festa"? Diz-se daquele que está sempre presente nas baladas.


Arroz tem a cara da China e é presença marcante no cotidiano do galera do lado de lá. Li que é comum uma mãe dar ao recém-nascido alguns grãos de arroz já mastigados (argh!), exatamente para assinalar a chegada do pivete. No Vietnã, a fixação é tão grande que é comum os camponeses serem sepultados nos arrozais. Lembrem-me de nunca comer arroz desse pessoalzinho aí. Desde a época da China antiga, jogar arroz em recém-casados representa votos de prosperidade aos pombinhos.


Chega de copy+paste e vamos à receita.


Fiz uma variação do arroz original espanhol com uma dica de uma amiga. Substituí toda a parte de base de sabor da receita tradicional de arroz (cebola e alho) por alho-poró, lembrando que o mesmo é apenas primo da cebola. Num é que ficou bom o negócio?!


Ingredientes:

2 colheres de azeite
1 ramo de alho-poró picado (despreze o topo das folhas, pois são amargas)
2 xícaras grãos de arroz branco *
3 xícaras de caldo de galinha ou vegetais
1 colher de sopa de purê de tomate ou 1 xic de tomates frescos ou cozidos
Pitada de orégano
Sal e pimenta (se usar caldo em tabletes, cuidado com o sal)


* Verifique as instruções no pacote sobre as proporções de líquido de arroz. Elas podem variar de 1:1 para 2:1. Se o seu arroz requer 2 xícaras de água para cada xícara de arroz então use 4 xícaras de caldo para 2 xícaras de arroz (duh!).


Método
Em uma frigideira grande refogue o arroz no azeite. Adicione alho-poró. Siga refogando mexendo com freqüência por cerca de 4 minutos. Em uma panela ferva o caldo. Adicione o molho de tomate, orégano e sal. Adicione o arroz ao caldo e esperar ferver. Tampe, baixe o fogo e deixe cozinhar. O tempo depende do tipo de arroz. Leia as instruções no pacote. Desligue o fogo e deixar descansar por 5 minutos. Um queijo parmesão ralado por cima não se estraga :-)


Serve de 4 a 6.


Abraço
"Uma receita é apenas um guia, palavras num pedaço de papel, um ponto de partida para a improvisação. Uma receita não pode substituir a mão da experiência e o vislumbre de um cozinheiro astuto. Por essa razão, sinta-se à vontade para cozinhar suas próprias idéias em um prato. Quando você concebe uma vez, aquilo torna-se seu, então personalize um pouco, adicione um pouco mais de um ingrediente que você gosta ou menos de um que você não gosta, tente substituir um ingrediente por outro. Lembre-se, palavras não tem sabor, então dê o seu toque, sempre! "

Michael Smith
Chef Canadense

O Autor

Minha foto
Fortaleza, CE, Brazil
De profissão sou gerente de projetos. Interesso-me bastante por Processos de Gestão em TI, mas isso tudo só acontece nas horas vagas (brincadeira, adoro meu trabalho). Meu "tempo" principal é dedicado aos meus queridos filhos, o tênis, um pokerzinho e a nova paixão: a culinária. Meu querido e saudoso pai e, depois, minha maravilhosa vó foram os responsáveis. Sinto-me mais perto deles em cada exercício dessa alquimia maravilhosa.