domingo, 4 de novembro de 2007

Estou de volta! Com Filé de Porco

Oi,

Apolônio, meu caro, estou de volta, agora com fotos "verdadeiras" das receitas. Sim! A foto acima é realmente do prato que fiz!

A receita de hoje é um Filé de Porco "incompleto". O molho deveria levar azeitonas pretas e alecrim fresco, além do vinho e do caldo de galinha. Como não tive tempo de comprar todos os ingredientes, vai assim mesmo.

Ingredientes:
500g de medalhões de filé de porco
1/4 xíc de farinha de trigo (Dona Benta, claro).
1/2 copo de vinho branco
1/2 copo de caldo de galinha
1/2 csp de sal
1/4 csp de pimenta-do-reino moída
1 dente de alho amassado
1 csp de manteiga
azeite
salsa cortada

Modo:
Numa tigela misture a farinha, o sal e a pimenta. Passe os medalhões de filé na farinha temperada. Aqueça o azeite numa frigideira em fogo médio. Frite o porco até dourar virando de lado uma vez e reserve. Reduza o fogo e adicione a salsa e o alho à frigideira. Adicione o vinho e seguida e deixe reduzir até a consistência de molhor. Adicione o caldo e reduza até a metade do líquido. Melhore a consistência do molho com a manteiga.
Sirva os filés com o molho por cima. Vai bem com arroz ou salada de batatas.

Mesmo "incompleto", ficou muito bom. No molho da receita original leva alecrim fresco no lugar da salsa, azeitonas pretas e cascas de limão.

Adicionando 1kg de pimenta malagueta da boa, temos então uma receita taliandesa.

Abraço
"Uma receita é apenas um guia, palavras num pedaço de papel, um ponto de partida para a improvisação. Uma receita não pode substituir a mão da experiência e o vislumbre de um cozinheiro astuto. Por essa razão, sinta-se à vontade para cozinhar suas próprias idéias em um prato. Quando você concebe uma vez, aquilo torna-se seu, então personalize um pouco, adicione um pouco mais de um ingrediente que você gosta ou menos de um que você não gosta, tente substituir um ingrediente por outro. Lembre-se, palavras não tem sabor, então dê o seu toque, sempre! "

Michael Smith
Chef Canadense

O Autor

Minha foto
Fortaleza, CE, Brazil
De profissão sou gerente de projetos. Interesso-me bastante por Processos de Gestão em TI, mas isso tudo só acontece nas horas vagas (brincadeira, adoro meu trabalho). Meu "tempo" principal é dedicado aos meus queridos filhos, o tênis, um pokerzinho e a nova paixão: a culinária. Meu querido e saudoso pai e, depois, minha maravilhosa vó foram os responsáveis. Sinto-me mais perto deles em cada exercício dessa alquimia maravilhosa.