terça-feira, 31 de julho de 2007

Bisteca à Roquefort


Oi,

Ontem rolou mais uma criação. Baseei-me em outras receitas que vi no meu já considerável acervo de vídeos de programas de culinária. Oh internetzinha boa da moléstia!

Vou adiantando que a receita original que fiz não deu muito certo. Usei bistecas de porco que foram ao forno cobertas com queijo roquefort. A impressão que tive é que a carne de porco é delicada demais para competir com esse queijo, por outro lado o molho ficou muito bom. Não foi a toa que no título do post omiti o tipo de carne da bisteca, pois acredito que a bovina caia muito bem.

Vamos à receita. Bisteca à Roquefort

Ingredientes para 4 pessoas
4 bistecas de carne bovina (peça pro seu açogueiro cortá-las um pouco mais grossas que o normal)
1 cebola média picada
1 cx de creme de leite
1/2 copo de vinho branco
3 csp de manteiga
1 punhado de salsa cortada
150g de queijo Roquefort
Azeite
Sal
Pimenta
Alho
Tomilho
Alecrim

Modo:
Pré-aqueça o forno alto. Tempere as bistecas com sal, pimenta, alho, tomilho e alecrim. Numa frigideira inox esquente o azeite. Adicione as bistecas e doure cada lado. Adicione a manteiga e depois que derreter banhe cada lado das bistecas com a manteiga por 3-5 min. Cubra as bistecas com o queijo esfarrelando com as mãos e leve ao forno por 20min. O ideal seria usar uma frigideira que desse pra levar a mesma ao forno. Retire do forno e reserve as bistecas. Retire um pouco da gordura da frigideira e refogue a cebola ali até murchar. Adicione o creme de leite e o vinho e deixe reduzir até uma consistência de molho. Finalize com a salsa. Sirva as bistecas com o molho por cima.

Abraços

"Uma receita é apenas um guia, palavras num pedaço de papel, um ponto de partida para a improvisação. Uma receita não pode substituir a mão da experiência e o vislumbre de um cozinheiro astuto. Por essa razão, sinta-se à vontade para cozinhar suas próprias idéias em um prato. Quando você concebe uma vez, aquilo torna-se seu, então personalize um pouco, adicione um pouco mais de um ingrediente que você gosta ou menos de um que você não gosta, tente substituir um ingrediente por outro. Lembre-se, palavras não tem sabor, então dê o seu toque, sempre! "

Michael Smith
Chef Canadense

O Autor

Minha foto
Fortaleza, CE, Brazil
De profissão sou gerente de projetos. Interesso-me bastante por Processos de Gestão em TI, mas isso tudo só acontece nas horas vagas (brincadeira, adoro meu trabalho). Meu "tempo" principal é dedicado aos meus queridos filhos, o tênis, um pokerzinho e a nova paixão: a culinária. Meu querido e saudoso pai e, depois, minha maravilhosa vó foram os responsáveis. Sinto-me mais perto deles em cada exercício dessa alquimia maravilhosa.