Oi,
Sou fã de carteirinha do filé mignon. É simplesmente impossível errar com essa peça de textura inigualável. Com um mínimo de técnica o resultado sempre vai massagear o seu ego de aspirante à chef. Vc sempre vai pensar: "Putz como eu cozinho bem!". Só que 70% do mérito é da carne, posso lhe garantir.
Ontem mesmo vi uma linda peça na prateleira do supermercado, toda limpinha, prontinha pra ser cortada em medalhões perfeitos. Foi pro carrinho rapidamente.
Em casa arregacei as mangas e saí pro ataque. Cortei uma peça perfeita para 4 medelhões e coloquei dentro de um saco desses de freezer. Lá dentro adicionei uma pitada generosa de alecrim, outra de tomilho, sal, pimenta, alho, uma colher de mostarda em grãos e molho inglês. "Zipei" o saco e amassei bastante com as mãos para incorporar os temperos à carne. Deixei marinando por 1h na geladeira.
Retirei a peça do saco e a "selei" numa frigideira com azeite de oliva bem quente. Dourei todos os lados do filé até criar uma crosta da caramelização. Derreti 1 colher generosa de manteiga e banhei todos os lados da carne por algum tempo. Cobri a peça com fatias de queijo parmesão e levei ao forno por 15min. Esse tempo depende de como vc quer o ponto da carne. Eu gosto mal-passada. Depois de assada retirei a frigideira do forno e reservei a carne para esfriar.
Agora é a momento do molho: Na frigideira, com todos aqueles resíduos da fritura da carne, refoguei 1 cebola cortada, adicionei 1 cx de creme de leite e 1 copo de vinho branco seco, sal e pimenta pra corrigir e 1 pitada pequena de flocos de pimenta calabreza. Reduzi até a metade do volume e finalizei com 1 porção de salsa cortada e 1 colher de manteiga para aveludar.
Servi os medalhões regados com molho sobre uma salada de alface americano, repolho roxo e tomates cortados. Esse foi o meu jantar de ontem. Que coisa mais chata!
Abraços